top of page

Oradores e Moderadores

Sessão 1: Sistemas Nacionais de Saúde: Perspetivas da Saúde Pública

ACF 14 Set 2023_edited.jpg

Adalberto Campos Fernandes (moderador)

Professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministro da Saúde XXI Governo Constitucional (2015-2018). Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho de Administração do GIMM Gulbenkian Institute for Molecular Medicine. Presidente do Conselho de Administração do Hospital Cruz Vermelha. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Luís Sambo

Mais informações em breve.

MR Profile pic _edited.jpg

Magda Robalo

Presidente e co-fundadora do The Institute for Global Health and Development (IGHD). É médica de saúde pública com uma carreira de mais de 30 anos no ecossistema da saúde global. Antiga Ministra da Saúde da Guiné-Bissau, liderou a resposta à COVID-19 na Guiné-Bissau como Alta Comissária da Task Force Presidencial. Co-chair da embaixadora global da Parceria de Saúde e Desenvolvimento do G20 e G7 e vice-presidente do Comité de Ética e Governança do Fundo Global de Combate à SIDA, Tuberculose e Malária. Antes destas funções, a Dra. Robalo foi Diretora de Doenças Transmissíveis, Representante da OMS na Namíbia e no Gana, entre outros cargos de topo na Região Africana da Organização Mundial de Saúde. A Dra. Robalo é médica (Universidade do Porto, Portugal) com uma pós-graduação em Saúde Pública e Medicina Tropical (Universidade Nova, Portugal) e um mestrado em Epidemiologia (Université Laval, Canadá) e está a concluir o seu doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade Católica, Portugal).

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Ângela Gomes

Mais informações em breve.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Orador a confirmar

Mais informações em breve.

Sessão 2: Informação e Comunicação em Saúde Pública

Fernando Cupertino_edited.jpg

Fernando Cupertino (moderador)

Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, com mestrado e doutoramento em Saúde Coletiva. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Brasil). Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil (CONASS) de 2000 a 2003, onde permanece desde 2006 como coordenador da equipa técnica. Coordenador da Comissão Temática da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional dos Observadores Consultivos da CPLP desde 2016. Presidente do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, desde outubro de 2023 para um mandato de 4 anos. Consultor internacional nas áreas de organização de sistemas e serviços de saúde.

Imagem1_edited.jpg

Sérgio Chicumbe

Médico formado pela Universidade Eduardo Mondlane em 2004, Mestre em Saúde Pública e Medicina Tropical pela Universidade James Cook da Austrália, Doutor em Saúde Internacional, na especialidade de Políticas de Saúde e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, tem 20 anos de experiência clínica e de gestão em hospitais de segundo nível de atenção, coordenou o programa de sistemas de saúde do Instituto Nacional de Saúde, foi membro e presidente do Comité Institucional de Bioética para a Saúde do Instituto Nacional de Saúde, Director de Inquéritos e Vigilância em Saúde no INS, Coordenador da resposta a Pandemia da COVID-19 e outras emergências de saúde pública e humanitárias em Moçambique, pelo INS, e actualmente é Director de Pesquisa em Saúde em Bem-Estar, superintende igualmente as áreas de regulação, promoção e coordenação de investigação em saúde a nível nacional em Moçambique.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Francisco Sambú

Mais informações em breve.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Orador a confirmar

Mais informações em breve.

Sessão 3: Investigação e Bioética em Saúde Pública

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Maria do Céu Patrão Neves (moderador)

Mais informações em breve.

IMG_5269_edited.jpg

Maria da Luz Lima

Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública e também ocupa o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do Colégio de Especialidade de Saúde Pública na Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos em regime de voluntariado. É também ponto focal da saúde para as mudanças climáticas e vice-presidente do Climate Change and Public Health Committee da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública - IANPHI. É também Doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, complementando sua sólida formação acadêmica que inclui um Mestrado em Saúde e Desenvolvimento, especialização em saúde pública e Medicina do Trabalho e uma Licenciatura em Medicina obtida na Faculdade de Medicina de Lisboa. Publicou até 2023, cerca de 20 artigos em revistas especializadas, foi a responsável pela implementação do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de Cabo Verde – EpiCV em 2021, e pela iniciativa Anos de Promoção da Saúde. Ao longo da sua carreira recebeu o prémio Francisco Cambournac, atribuído pela Universidade Nova de Lisboa para melhor aluna de mestrado, e foi galardoada pela África CDC e Kofi Annan Foundation no primeiro cohorte em 2021 do Kofi Annan Fellowship In Public Health Leadership.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Adionilde Aguiar

Mais informações em breve.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Orador a confirmar

Mais informações em breve.

Sessão 4: Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde Pública

3618a08a-ce98-42fc-ae1f-09fcbc6107ea_edited.jpg

Francisco Pavão (moderador)

Mais informações em breve.

Foto Mohsin Sidat Jan2024.JPG

Mohsin Sidat

Médico formado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM, Moçambique) e Mestre em Doenças Infecciosas pela University of London/London School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido) e Doutor em Medicina (Saúde Pública) pela Melbourne University (Australia). Médico Especialista em Saúde Pública com registo como especialista na Ordem dos Médicos desde 2010. Professor Associado na Faculdade de Medicina da UEM desde 1995. Colaborador do Global Health & Tropical Medicine e da Unidade de Saúde Pública Global do IHMT/Universidade Nova de Lisboa. Áreas de interesse: epidemiologia das doenças infecciosas e das doenças crônicas nao-transmissíveis, sistemas de saúde com particular destaque para saúde comunitária e recursos humanos em Moçambique/PALOPs.

Imagem1_edited.jpg

António Pedro Delgado

Médico. Pós-Graduação em Saúde Pública e Medicina Tropical/IHMT. Mestre em Planeamento de Saúde/ENSP-Fiocruz. Ph.D em Saúde Internacional/NOVA/ IHMT. Desempenhou funções como Delegado de Saúde, Diretor-Geral de Saúde; Médico Sénior no Gabinete de Saúde Publica, Diretor Nacional de Saúde; e Docente nos cursos de: Medicina/MIM da Uni-CV/ FMUC; Mestrado em Saúde Pública e Mestrado em Epidemiologia de Campo/ Uni-CV. Foi Consultor para a Reforma do Setor Saúde em S. Tomé e Príncipe (1999); Representante da OMS na Guiné-Bissau (2000-06); Membro da Equipa de suporte sub-regional/IST da OMS para os países da África Central, baseada em Libreville, Gabão, Uni-CV (2006-2010); Investigador no GHTM/IHMT e Colaborador no Doutoramento em Saúde Internacional, IHMT.

 

mario-dal-poz-foto_edited_edited.jpg

Mario dal Poz

Diretor e Professor Titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-emérito do periódico Human Resources for Health. Médico de formação e especialista em Pediatria (1975), fez o Mestrado em Medicina Social (1981) com monografia sobre "urbanização e o desenvolvimento dos serviços de saúde" e posteriormente o Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) com tese sobre "as políticas de recursos humanos no Brasil". Foi Coordenador de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial de Saúde, Genebra (2002-2012). Publicou extensivamente em periódicos especializados, além de vasta produção técnica na área de recursos humanos, incluindo o desenvolvimento de software de informação e gestão, livros e capítulos de livros. Atua na área de saúde coletiva com ênfase em política, planejamento e gestão de sistemas de saúde, bem como em política, informação, pesquisa e formação em recursos humanos em saúde. Bolsista de Produtividade para o Desenvolvimento e Extensão Tecnológica Inovadora, CNPq, desde 2013. Cientista do Estado da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, desde 2015. Bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística – PROCIÊNCIA, UERJ, desde 2013.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Orador a confirmar

Mais informações em breve.

Sessão 5: Monitorização dos ODS: Desafios para a Saúde Pública

Foto Dr_edited.jpg

Manuel Lapão (moderador)

Doutorando em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (desde outubro de 2017). Auditor da Defesa Nacional, pelo Instituto da Defesa Nacional, em 2005. Mestre em Desenvolvimento Social e Económico em África, pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, em 1996. Pós-graduado em Estudos Africanos, pelo ISCTE, em 1995. Licenciado em Ciências do Desenvolvimento e Cooperação, pela Universidade Moderna, em 1993. Foi Técnico Superior na Direção Multilateral, do Instituto da Cooperação Portuguesa (ICP), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre 1993 e 1996. Foi Professor convidado na Universidade Moderna de Lisboa, nas Licenciaturas de Desenvolvimento e Cooperação, Gestão do Desenvolvimento e Estudos Europeus, tendo lecionando cadeiras ligadas aos temas do Desenvolvimento, Cooperação e Economia Internacional, entre 1993 e 2004. Foi Diretor na empresa de consultadoria internacional Sociedade Nacional de Empreendimentos e Desenvolvimento Económico (SNEDE), tendo coordenado mais de 30 projetos em países de língua portuguesa e trabalhado com as principais agências multilaterais de financiamento e desenvolvimento (Banco Mundial, PNUD, Comissão Europeia, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Interamericano de Desenvolvimento, etc), de 1996 a 2007. Foi Formador no Instituto Nacional de Administração (INA), no Diploma de Especialização em Cooperação e Desenvolvimento (DECODE), ministrando temas ligados à temática da boa governança e quadro internacional e nacional de ajuda ao desenvolvimento, de 2005 até 2012. Foi Coordenador de Projeto no INA, tendo gerido a componente de assistência técnico pedagógica do Projeto da Comissão Europeia e Cooperação Portuguesa “PIR-PALOP-Consolidação das Capacidades da Administração Pública”, entre 2005 e 2008. É Diretor de Cooperação no Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), coordenando globalmente todos os projetos e setores de atividade do Pilar de Cooperação. Representa o Secretário Executivo da CPLP e o Secretariado em diferentes reuniões dos órgãos estatutários e internacionalmente, desde novembro de 2007. Foi Membro do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, no biénio 2017/2018. É Membro da Comissão Externa de Monitorização e Acompanhamento do Colégio Tropical (CTROP); Universidade de Lisboa, desde 2022. Publicou vários artigos em revistas e livros com carácter científico e de divulgação.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Pedro Sá Moreira

Mais informações em breve.

Foto_João Ferrão_edited.jpg

João Ferrão

Geógrafo, investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, especialista em estudos urbanos e políticas de desenvolvimento local e regional. Foi docente no departamento de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa, consultor da OCDE e da Comissão Europeia, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, do Conselho Estratégico do Instituto Nacional de Administração (CNADS), da Comissão de Acompanhamento da Implementação e Monitorização dos ODS (Presidência do Conselho de Ministros) e do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Portalegre. Colabora regularmente com autarquias e associações de desenvolvimento local. Coordena atualmente, enquanto membro do CNADS, a Plataforma ODSlocal, uma iniciativa que visa dinamizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas junto dos municípios portugueses.

MJesusTrovoada_Foto_edited.jpg

Maria de Jesus Trovoada

Em 1991 concluiu a licenciatura em Biologia (Ramo Científico), pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, (FCTUC) Portugal. No Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, desenvolveu diversos projetos de investigação em colaboração com o Ministério da Saúde de STP, Departamento de Antropologia da FCTUC, Faculdade de Ciências do Porto e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), que deram origem à obtenção dos graus de Mestre em Biologia Celular e de Doutoramento em Antropologia Biológica, respectivamente em 1995 e 2004.

Entre 2004 e 2010 na condição de bolseira de pós-doutoramento da Fundação de Ciências e Tecnologia (FCT), desenvolveu um projecto de investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) intitulado “Estudo sobre a Susceptibilidade Genética à malária na Ilha de Príncipe, STP” em colaboração com o Ministério da Saúde de STP. Nesse âmbito, foi instalado na Região Autónoma de Príncipe um laboratório de processamento de amostras com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2008 foi contemplada com Annual Meeting Travel Awards, atribuído pela Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, o que lhe permitiu participar na reunião anual da sociedade. Viu, em 2010, o seu percurso biográfico e profissional apresentado no livro “Vidas a Descobrir - Mulheres Cientistas do Mundo Lusófono”. No mesmo ano, regressa à STP onde assume a Coordenação do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo por dois anos. Em 2013 é nomeada Assessora do Ministro da Saúde e dos Assuntos Sociais para o domínio da Saúde e Tecnologias e nos quatro anos seguintes exerce as funções de Ministra da Saúde no XVI Governo Constitucional de STP. Em 2018 é agraciada com o Prémio Femina pela Matriz Portuguesa. O Instituto Nacional para a Promoção de Igualdade e Equidade do Género (INPG) de STP atribui-lhe em 2019 o Diploma de Mérito pelo trabalho na área científica. No mesmo ano, é homenageada no âmbito de Africa Science Week Cabo Verde 2019, pelo percurso profissional, mérito e dedicação em prol da ciência no seu país.

Atualmente é responsável pela Unidade de Estudos e Pesquisas do Centro Nacional de Endemias, Ministério da Saúde de STP, Professora e Coordenadora do Curso de Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Tomé e Príncipe e tem exercido diversas atividades ligadas à formação e a consultoria técnica e científica.

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Paulo Buss

Mais informações em breve.

Sessão 6: Preparação, deteção e resposta a emergências em Saúde Publica

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Rita Sá Machado (moderadora)

Mais informações em breve.

Foto_Edenilo_Baltazar_Barreira_Filho_edited.jpg

Edenilo Baltazar Barreira Filho

Sanitarista, epidemiologista, graduou-se na licenciatura em Geografia (1996) e bacharelado em Geografia (1999) pela Universidade Federal do Ceará, e no bacharelado em Direito (2009) pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutor em Saúde Coletiva, pela Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (2014). Professor substituto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará, também responsável pelas disciplinas de Direito Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Direito Constitucional. Assessor Técnico da Secretaria de Vigilância e Regulação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Resident Advisor em São Tomé e Príncipe pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, em parceria com a Organização Mundial da Saúde nos anos de 2021 e 2022, com o objetivo de implementação do FETP linha de frente. Atualmente é Coordenador Geral de Preparação para as Emergências em Saúde Pública no Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde do Brasil.

foto_Julio Carvalho_edited.jpg

Júlio Carvalho

Tenente-Coronel Médico Veterinário do Exército português. Comandante da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química. Doutor em Estudos Estratégicos - ISCSP - Universidade de Lisboa. Investigador Principal do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL). Perito do Mecanismo do Secretário-Geral das Nações Unidas (UNSGM). Membro do Conselho Consultivo da Interface Saúde-Segurança da Organização Mundial da Saúde. Coordenador da Comissão Técnica de Biossegurança e Bioproteção do Fórum de Saúde Militar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Imagem1_edited.jpg

Eusébio Manuel

Licenciado em Medicina, pelo Instituto de Medicina Tropical, Higiene e Epidemiologia de Saint. Petersburg. Especialista em Higiene e Epidemiologia. Doutorando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. Chefe do Departamento de Higiene Vigilância Epidemiológica da Direção Nacional de Saúde de Luanda, desde 2016. Coordenador do Programa Nacional de Vigilância Epidemiológica, 2008-2015. Coordenador do Centro Nacional de Processamento de Dados Epidemiológicos, 1999- 2015. Coordenador do Programa Nacional das Doenças Diarreicas, 1995-1999. Desde 1991, investigador principal de surtos e epidemias. Desde 2005, docente do Instituto Superior de Ciências de Saúde da Universidade Agostinho Neto. Desde 2012, docente do Instituto Superior de Ciências de Saúde da Universidade Jean Piaget. 

Captura de ecrã 2024-03-30 122334.png

Orador a confirmar

Mais informações em breve.

bottom of page